Boullet Journal: Como fiz o meu

Olá pessoal,🙋

Com a chegada do novo ano muitas pessoas gostam de organizar a sua rotina e existem diversas formas de fazer isso, através de agendas, planners ou até do boullet Journal. Para esse ano resolvi experimentar o boullet Journal que é uma forma mais flexível e personalizada de organização.

No boullet Journal você faz as regras, dentro do que é sugerido pelo criador do método o designer americano chamado Ryder Carrol e a vantagem é que você pode aplica-lo em diversas situações, por exemplo: organização de escola ou faculdade, rotina de limpeza da casa, projetos profissionais e até na organização financeira da família e da casa.

No meu caso, eu uso para organizar as atividades do Vaidade Orgânica e a seguir mostro detalhadamente como montei o boullet Journal.

O primeiro passo é escolher o tipo de caderno que você vai usar. Pode ser com espiral ou sem, com linhas, folhas em branca, folha quadriculada ou até com folhas pontilhadas. Eu escolhi um caderno pequeno, sem espiral e com linhas, ou seja, um caderno tradicional.

A primeira folha é sempre dedicada as legendas e essa folha não é numerada. As legendas que crie foram:
 Um quadrado vazio para as atividades que devem ser realizadas
 Um quadrado com um “V”Para as tarefas concluídas ou realizadas
* Para eventos e compromisso
! Para coisas importantes/Prioridades
$$ Para as finanças do Vaidade Orgânica
Para os aniversários eu coloquei o símbolo daqueles confetes
Para as atividades do Vaidade Organica eu coloquei o símbolo do YouTube  

Na próxima folha você vai colocar o índice. O meu ficou assim:
Janeiro na página 1
Finanças do Vaidade Orgânica na página 2
Atividades do Vaidade Orgânica na página 3

Na página do Mês eu coloquei os feriados (Nacionais, estaduais e municipais) e os aniversários. Coloquei também um calendário do mês e eu usei aqueles calendários de bolso que se ganha em mercados e farmácias.

Já na página das finanças eu coloquei três colunas: Produto; Valor investido e local da compra. Para ter controle dos produtos que compro para testar e para caso querer comprar de novo algum deles.

Você deve personalizar os tópicos conforme a necessidade e aconselha-se não fazer mais de um mês por vocês, pois as suas podem mudar e pode acabar bagunçando o seu boullet Journal.

A vantagem de fazer o Boullet Journal em casa é que você pode gastar pouco. O meu saiu de graça, pois tudo que eu usei foi sobra de material da faculdade, mas o tanto o caderno quanto os marcadores e canetas coloridas eu comprei em loja de utilidades e o valor total do meu Boullet Journal não passou de R$30,00 (O preço mais baixo de venda que encontrei foi R$130).

Se você usar alguma forma de se organizar (agenda, planner ou Boullet Journal) me conta nos comentários que eu vou adorar saber.

No canal do Vaidade Orgânica no YouTube tem um video onde mostro o meu Boullet Journal e conto mais detalhes para vocês. 

Jenifer Morschel😘



Comentários